Câncer de Próstata

Câncer de Próstata

Homem que é homem se cuida

Segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para o Brasil, para o triênio 2020-2022. Esses valores correspondem a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.
 
Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata ocupa a primeira posição no país em todas as Regiões brasileiras, com um risco estimado de 72,35/100 mil na Região Nordeste; de 65,29/100 mil na Região Centro-Oeste; de 63,94/100 mil na Região Sudeste; de 62,00/100 mil na Região Sul; e de 29,39/100 mil na Região Norte
O câncer, assim como qualquer outra doença, tem muito mais chances de ser curado quando descoberto no início. No caso do câncer de próstata, o maior desafio é diminuir o preconceito que os homens alimentam contra o exame de toque retal, que é o principal método para detectar as alterações prostáticas que levarão o médico a pedir uma biópsia (exame laboratorial que confirma ou não a presença do câncer e determina se é necessário iniciar um tratamento especializado).
 
O que é próstata? Como se forma o câncer?
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen.
Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e adiante do reto.
A próstata envolve a porção inicial da uretra, um tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, um líquido espesso e viscoso que contém os espermatozoides produzidos pelos testículos e que é eliminado durante o ato sexual, quando há o orgasmo masculino.
O câncer da próstata surge quando, por razões ainda não muito conhecidas pela ciência, as células da próstata passam a se dividir e se multiplicar de uma forma desordenada, levando à formação de um tumor.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos do corpo e podendo levar à morte. Uma grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sintomas durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem, que acaba chegando ao fim da vida sem saber que era portador de um tumor cancerígeno.
 
Quais são os principais sintomas deste tipo de câncer? Os principais sintomas relacionados ao câncer de próstata são os seguintes:
 
> Presença de sangue na urina;
> Necessidade frequente de urinar, principalmente à noite;
> Jato urinário fraco e descontinuado;
> Dor ou queimação ao urinar e durante o ato sexual;
> Dificuldade e dor para começar a urinar.
 
A presença de um ou mais destes sintomas não significa que o homem está  com câncer de próstata, pois há muitas outras doenças (graves ou não) que podem apresentar sintomas semelhantes. Por isso, é muito importante procurar um médico especializado, pois, se for um caso de câncer, o diagnóstico precoce vai permitir um tratamento mais seguro e menos doloroso.
Para quem o risco é maior? O fator mais prevalente associado a um aumento do risco de desenvolvimento do câncer de próstata é a idade.
A grande maioria dos casos ocorre em homens com idade superior a 50 anos e naqueles com história de pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns outros fatores são: história familiar, fatores genéticos hereditários (por exemplo a síndrome de Lynch e mutações no BRCA1 e BRCA2), tabagismo, excesso de gordura corporal e exposições a aminas aromáticas, arsênio e produtos de petróleo.
O PSA (exame de sangue) pode substituir o exame de toque retal?
 
Não. Na maioria dos homens, o nível de PSA costuma permanecer abaixo de 4 ng/ml. Alguns pacientes com nível normal de PSA podem ter um tumor maligno, que pode até ser mais agressivo, por isso esse exame, feito de forma isolada, não pode ser a única forma de diagnóstico.
 
Embora muitos homens ainda tenham preconceito e medo do toque retal, esse exame é simples e praticamente indolor.  Depois do toque retal, se houver alguma alteração, o único método totalmente seguro para confirmar o diagnóstico de câncer de próstata é a biópsia. Para isto, uma amostra do tecido prostático é retirada, através de uma agulha inserida diretamente naquela glândula. Se a biópsia revelar a presença de câncer, outros testes serão necessários para avaliar a extensão da doença no organismo e, dessa forma, será possível escolher o melhor tratamento.
Como ainda não há métodos totalmente comprovados para prevenir o câncer de próstata, as dicas para evitá-lo são as mesmas relacionadas aos demais cânceres, como evitar cigarro e bebidas alcoólicas; reduzir o consumo de gorduras animais; fazer exercícios físicos regularmente e, é claro, manter em dia os exames de detecção precoce da doença.
 
Fonte: INCA

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Telegram
Email