Dieta Saudável

Dieta Saudável

Algumas mudanças em nossos hábitos alimentares podem nos ajudar a reduzir os riscos de desenvolver diversos tipos de câncer.

Umas das principais formas de evitar o câncer é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado.

Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer e bebidas açucaradas, podem prevenir novos casos de câncer.

Após o tratamento, pessoas que tiveram diagnóstico de câncer, incluindo àquelas livres da doença, também devem seguir essas recomendações. Cuidar da alimentação, praticar atividade física e buscar manter o peso adequado é essencial para recuperar a saúde, prevenir o retorno da doença e o desenvolvimento de outro tipo de câncer. As informações são baseadas nos relatórios do Fundo Mundial para Pesquisa contra o Câncer (WCRF) e do Instituto Americano de Pesquisa em Câncer (AICR), entre outras pesquisas.

De modo geral, em países como o Brasil, onde a alimentação tradicional ainda prevalece, o custo da alimentação saudável (como por exemplo, arroz, feijão, saladas e frutas) é mais baixo do que o de uma alimentação baseada em produtos ultraprocessados.

 

Mas, como economizar é preciso, veja abaixo algumas dicas para gastar menos nas compras:

  • Optar por alimentos que estão na safra, pois esses sempre terão menor preço;
  • Comprar alimentos em locais onde há menos intermediários entre o agricultor e o consumidor final, como “sacolões” ou “varejões”;
  • Comprar diretamente dos produtores, em feiras, ou por meio de grupos coletivos de compra. Assim, os alimentos agroecológicos e orgânicos podem se tornar mais acessíveis;
  • Levar comida preparada em casa para o trabalho;
  • Fazer uma horta em casa, no apartamento, na praça do bairro, etc.;
  • Estimular que toda a família cozinhe, inclusive com a participação as crianças, dedicando um pouco de tempo ao preparo das refeições.
  • Atuar coletivamente, reivindicando das autoridades municipais a instalação de equipamentos públicos que comercializem alimentos in natura ou minimamente processados a preços acessíveis, e a criação de restaurantes populares e cozinhas comunitárias.

 

Fonte: INCA