Mitos e Verdades

Mitos x Verdades

 

Esclarecendo mais alguns mitos e verdades sobre o câncer.

ANEMIA SE TRANSFORMA EM LEUCEMIA?

MITO. A anemia não evolui para nenhum outro tipo de doença. É comum que primeiro seja identificada a anemia e, somente depois de realizados outros exames, chega-se ao diagnóstico de leucemia. Isso faz parecer que uma doença causou a outra quando, na verdade, a anemia é apenas um sintoma da leucemia.

 

AMAMENTAR PROTEGE O PEITO DO CÂNCER DE MAMA?

VERDADE. Amamentar diminui o risco dela ter câncer de mama. Durante o período de aleitamento, as taxas de determinados hormônios que favorecem o desenvolvimento desse tipo de câncer caem na mulher. Além disto, alguns processos que ocorrem na amamentação promovem a eliminação e renovação de células que poderiam ter lesões no material genético diminuindo assim as chances de câncer de mama na mulher.

 

ALIMENTOS COZIDOS EM FORNO MICROONDAS PODEM PROVOCAR CÂNCER?

MITO. A radiação do microondas tem apenas a propriedade de cozinhar e/ou aquecer os alimentos, não alterando a estrutura química ou molecular do alimento. Assim, o consumo de alimentos aquecidos no micro-ondas não aumenta o risco de câncer.

 

USAR MUITO O CELULAR OU MORAR PERTO DE ANTENAS PODE CAUSAR CÂNCER?

MITO. Não há nenhuma comprovação científica de que radiação eletromagnética, de celulares podem causar tumores.Não existem padrões consistentes que liguem a exposição ao aparelho à doença. O corpo humano pode ser exposto com segurança a taxas entre 300 kHz a 100 GHz. Atualmente, o 5G, a quinta geração de internet móvel, usa frequências entre 25,250 GHz e 100 GHz e, por isso, estaria de acordo com as regras de segurança estipuladas pela FCC.

 

UM TUMOR MALIGNO PODE SER CAUSADO POR UMA PANCADA FORTE?

MITO. A pancada pode formar um caroço, que, em exames rotineiros, se assemelha a um câncer, mas é benigno.
Outra coisa comum é que, a partir do choque, a preocupação da pessoa aumente e, através do toque mais freqüente ou outro exame, ela descubra um nódulo que já existia.

 

OS DESODORANTES DO TIPO ANTITRANSPIRANTE PODEM CAUSAR CÂNCER DE MAMA?

MITO. De forma alguma. Esse é um boato que circula na Internet, mas nada tem de verdadeiro.
Na axila nem existem células mamárias. Não há pesquisas ou estudos que demonstrem haver qualquer ligação entre as duas coisas. O que pode acontecer é o entupimento de glândulas sudoríparas, mas isso não afeta a mama.

 

CHARUTOS, CACHIMBOS E CIGARROS DE PALHA PROVOCAM MENOS CÂNCER DE PULMÃO QUE OS CIGARROS COMUNS?
MITO. Todos eles consistem em folhas de tabaco secas, além de outras substâncias. Dentre aquelas já identificadas no tabaco e na sua fumaça, 43 são comprovadamente cancerígenas.
Como há mais fumantes de cigarros do que de charutos, cachimbos e “palheiros”, a ocorrência de câncer por cigarro é maior, no entanto, todos são igualmente perigosos.

 

PESSOAS DE RAÇA NEGRA NÃO CORREM RISCO DE TER CÂNCER DE PELE?

MITO. Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, no entanto, aquelas com maior concentração de melanina na pele, como os negros, apresentam menor incidência de tumores de pele.

 

Fonte: INCA e ABRALE