Sobre o Câncer

Todo mundo pode ter câncer.

Todos podemos ajudar a combatê-lo.

Segundo dados divulgados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer é a segunda principal causa de mortes por doença entre brasileiros, sendo superado apenas pelas enfermidades do sistema circulatório, incluindo as doenças cardíacas em geral e a hipertensão.
O INCA estima que, anualmente, cerca de 470 mil novos casos de câncer sejam diagnosticados em todo o país. Em Minas Gerais, o INCA estima o diagnóstico anual de cerca de 45 mil novos casos de câncer, o que classifica nosso Estado como o terceiro mais afetado pela doença.
O tratamento de câncer exige uma estrutura física e de pessoal altamente especializada, com custos altíssimos que, em mais de 98% dos casos, são pagos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Porém, os pacientes necessitam de muito mais que o oferecido pela saúde pública e, justamente para preencher esta lacuna, a Associação dos Voluntários Vida Viva de Varginha mantém um amplo trabalho de assistência social e terapêutica voltado para crianças e adultos com câncer, especialmente os de baixa renda.
A Vida Viva também promove uma série de ações de prevenção de câncer, incluindo palestras educativas, debates, panfletagens etc.