Vida Viva Varginha: 27 anos de voluntariado

A Vida Viva Varginha, em 22 de julho de 2023 completou 27 anos de história, de vida muito viva!

Hoje, quem vê a dimensão do trabalho da entidade custa imaginar que ela, em 1996, nasceu pequenina e simples, mas já com tudo o que precisava para ser um verdadeiro “oásis de esperança e cidadania” para milhares de pessoas com câncer: Amor!

O começo de tudo foi tão modesto como costumam ser os grandes gestos de amor: duas amigas, Meryvone Mansur Bíscaro e Lígia Inês Braga Reis, uniram forças na tentativa de amenizar o sofrimento de centenas de pessoas de diversas cidades, que vinham para tratar de câncer em Varginha e, começaram a servir um lanche simples, com aquilo que tinham e com o que conseguiam com amigos.

O primeiro endereço da Vida Viva Varginha foi uma sala cedida pelo Hospital Bom Pastor. Com o passar dos anos, a entidade começou a construir sua sede própria, na Rua Alzira Magalhães Barra, 166, Parque Boa Vista, bem próximo ao hospital.

Milhares de corações se unindo para ajudar

No ano 2000, a associação ganhou um presente maravilhoso: o cantor Daniel promoveu um evento esportivo beneficente que, angariou recursos suficientes para as obras de finalização da sede da Vida Viva, que foi inaugurada em 2004, sob a presidência de sua cofundadora, Meryvone.

Dez anos depois, em 2014, quando era presidida por Eva Osti Nishiyama, a Vida Viva inaugurou sua segunda unidade assistencial e terapêutica, bem ao lado da sede. A obra foi iniciada na gestão do saudoso voluntário Roberto Nishiyama, que promoveu uma grande mobilização regional em torno da arrecadação dos recursos para a construção.

Um único objetivo: ajudar o próximo!

 A solidariedade é a essência da família Vida Viva Varginha. É através dos muitos voluntários que nosso trabalho se tornou referência em dedicação e pioneirismo, chegando até ser analisado pela ONU. Em 2018, organizamos junto ao Minas Voluntários, o 1º Fórum Internacional do Voluntariado Transformador e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ODS-ONU, engajando pessoas e organizações de todo o estado de Minas Gerais.

Nossa honra a todos voluntários que doaram e ainda doam de seu trabalho através dos vários presidentes, no decorrer desses 25 anos:

  • Meryvone Mansur Biscaro
  • Marina Prado de Castro
  • Ida Ancila Zanon Monticelli
  • Marjorie R.S. Pereira
  • Ivone Romanelli Pereira
  • Roberto Massahico Nishiyama
  • Eva Lucia Osti Nishiyama
  • Rogéria Alvarenga Fernandes

Toda ajuda é valiosa!

Para oferecer aos pacientes uma melhor qualidade de vida durante o tratamento oncológico, a Vida Viva Varginha oferece: medicamentos, suplementos alimentares, fraldas geriátricas, cestas básicas, leite, produtos de higiene pessoal, roupas, calçados, kits de inverno, cobertores, perucas, lenços, turbantes, próteses mamárias, sutiãs adaptados para mulheres que realizaram mastectomia, almofada coração solidário, bolsinha para carregar o dreno (Projeto Segura), equipamentos hospitalares e lanches nas partes da manhã e tarde.

Os assistidos também contam com acompanhamento psicológico e assessoria jurídica e, na segunda unidade da associação há salas para repouso com poltronas confortáveis, TV, livros, jogos e atividades ocupacionais.

Cada conquista nossa é também sua!

Para mais informações de como doar monetariamente, em produtos, serviços ou participar de nossas campanhas diversas, é só entrar em contato com a gente: