Sobre o Câncer

Todo mundo pode ter câncer

Segundo dados divulgados pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer é a segunda principal causa de mortes por doença entre brasileiros, sendo superado apenas pelas enfermidades do sistema circulatório, incluindo as doenças cardíacas em geral e a hipertensão.
 
Para o Brasil, a estimativa para cada ano do triênio 2020-2022 aponta que ocorrerão 625 mil casos novos de câncer (450 mil, excluindo os casos de câncer de pele não melanoma).
O tratamento de câncer exige uma estrutura física e de pessoal altamente especializada, com custos altíssimos que, em mais de 98% dos casos, são pagos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Porém, os pacientes necessitam de muito mais que o oferecido pela saúde pública e, justamente para preencher esta lacuna, a Associação do Voluntariado de Varginha Vida Viva mantém um amplo trabalho de assistência social e terapêutica voltado para crianças e adultos com câncer, especialmente os de baixa renda.
A Vida Viva também promove uma série de ações de prevenção de câncer, incluindo palestras educativas, debates, panfletagens etc.
 
Fonte: INCA