Quimioterapia X Radioterapia

Diferença dos Tratamentos

Você sabe o que são e como funcionam a quimioterapia e a radioterapia?
As técnicas e equipamentos de radioterapia e os medicamentos usados nas sessões de quimioterapia são, atualmente, bastante superiores em eficácia ao que havia disponível há poucas décadas, contudo, o sucesso do tratamento ainda depende muito da descoberta do tumor em seus estágios iniciais.
Além da cirurgia para a retirada do tumor, a quimioterapia e a radioterapia são as formas mais comuns de tratamento de câncer utilizadas no Brasil e em todo o mundo.

O QUE É A RADIOTERAPIA? COMO ELA FUNCIONA?

A radioterapia é um tratamento que utiliza radiação ionizante, através de equipamentos específicos para destruir as células de câncer.
Ela é aplicada através do direcionamento exato de um feixe radioativo sobre o tumor e, como também pode destruir células sadias vizinhas ao câncer, existe todo um cuidado no sentido de expor o mínimo possível de tecido do órgão afetado ao contato com a radiação.
A radioterapia também pode ser utilizada para amenizar a dor e retardar o crescimento de tumores não operáveis.

O QUE É A QUIMIOTERAPIA? COMO ELA FUNCIONA? 

A quimioterapia é um tratamento que utiliza medicamentos para atacar células de câncer que se espalharam pelo organismo do paciente, com o objetivo de tentar evitar o surgimento de novos tumores após ser eliminado o tumor primário.
Assim como na radioterapia, as drogas da quimioterapia também podem destruir células sadias, além de causar uma série de desconfortáveis efeitos colaterais que variam conforme o tipo de medicamento e o estado geral do paciente.