Diferença dos Tratamentos
RADIOTERAPIA
BENEFÍCIOS
A maioria dos pacientes com câncer é tratada com radiações e o resultado costuma ser muito positivo. O tumor pode desaparecer e a doença ficar controlada, ou até mesmo curada.
Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.
Em alguns casos a radioterapia pode ser usada em conjunto com a quimioterapia,que é o uso de medicamentos específicos contra o câncer. Isso vai depender do tipo de tumor e da escolha do tratamento ideal para superar a doença.
Durante o seu tratamento podem surgir efeitos colaterais. Por isso, uma vez por semana você terá uma consulta de revisão com seu (sua) médico (a) e também será acompanhado na consulta de enfermagem.
COMO É REALIZADA
O número de aplicações necessárias pode variar de acordo com a extensão e a localização do tumor, dos resultados dos exames e do estado de saúde do paciente.
De acordo com a localização do tumor, a radioterapia pode ser feita de duas formas:
Radioterapia externa ou teleterapia
A radiação é emitida por um aparelho, que fica afastado do paciente, direcionado ao local a ser tratado, com o paciente deitado. As aplicações são, geralmente, diárias.
Braquiterapia
Aplicadores são colocados pelo médico, em contato ao local a ser tratado, e a radiação é emitida do aparelho para os aplicadores. Esse tratamento é feito no ambulatório (podendo necessitar de anestesia), de uma a duas vezes por semana.
QUIMIOTERAPIA
COMO PODE SER REALIZADA
- Via oral (pela boca)
São remédios em forma de comprimidos, cápsulas e líquidos, que você pode tomar em casa. - Intravenosa (pela veia)
A medicação é aplicada na veia ou por meio de cateter (que é um tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou dentro do soro. - Intramuscular (pelo músculo)
A medicação é aplicada por meio de injeções no músculo. - Subcutânea (abaixo da pele)
A medicação é aplicada por meio de injeção no tecido gorduroso acima do músculo. - Intratecal (pela espinha dorsal)
É pouco comum, sendo aplicada no líquor (líquido da espinha), administrada pelo médico, em uma sala própria ou no centro cirúrgico. - Tópica(sobre a pele)
O medicamento, que pode ser líquido ou pomada, é aplicado na pele.