Quimioterapia X Radioterapia

Diferença dos Tratamentos

 

Existem vários tipos de tratamentos. Porém, aqui iremos destacar a quimioterapia e a radioterapia.
As técnicas e equipamentos de radioterapia e os medicamentos usados nas sessões de quimioterapia são atualmente bastante superiores em eficácia ao que havia disponível há poucas décadas, contudo, o sucesso do tratamento ainda depende muito da descoberta do tumor em seus estágios iniciais.
Além da cirurgia para a retirada do tumor, a quimioterapia e a radioterapia são as formas mais comuns de tratamento de câncer utilizadas no Brasil e em todo o mundo.
 

RADIOTERAPIA

 
A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem. Essas radiações não são vistas e durante a aplicação você não sentirá nada.
 

BENEFÍCIOS

A maioria dos pacientes com câncer é tratada com radiações e o resultado costuma ser muito positivo. O tumor pode desaparecer e a doença ficar controlada, ou até mesmo curada.

Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

Em alguns casos a radioterapia pode ser usada em conjunto com a quimioterapia,que é o uso de medicamentos específicos contra o câncer. Isso vai depender do tipo de tumor e da escolha do tratamento ideal para superar a doença.

Durante o seu tratamento podem surgir efeitos colaterais. Por isso, uma vez por semana você terá uma consulta de revisão com seu (sua) médico (a) e também será acompanhado na consulta de enfermagem.

 COMO É REALIZADA

O número de aplicações necessárias pode variar de acordo com a extensão e a localização do tumor, dos resultados dos exames e do estado de saúde do paciente.

De acordo com a localização do tumor, a radioterapia pode ser feita de duas formas:

Radioterapia externa ou teleterapia
A radiação é emitida por um aparelho, que fica afastado do paciente, direcionado ao local a ser tratado, com o paciente deitado. As aplicações são, geralmente, diárias.

Braquiterapia
Aplicadores são colocados pelo médico, em contato ao local a ser tratado, e a radiação é emitida do aparelho para os aplicadores. Esse tratamento é feito no ambulatório (podendo necessitar de anestesia), de uma a duas vezes por semana.


QUIMIOTERAPIA

 
É um tipo de tratamento em que se utilizam medicamentos para combater o câncer. Estes medicamentos se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo, também, que se espalhem.
 

COMO PODE SER REALIZADA

  • Via oral (pela boca)
    São remédios em forma de comprimidos, cápsulas e líquidos, que você pode tomar em casa.
  • Intravenosa (pela veia)
    A medicação é aplicada na veia ou por meio de cateter (que é um tubo fino colocado na veia), na forma de injeções ou dentro do soro.
  • Intramuscular (pelo músculo)
    A medicação é aplicada por meio de injeções no músculo.
  • Subcutânea (abaixo da pele)
    A medicação é aplicada por meio de injeção no tecido gorduroso acima do músculo.
  • Intratecal (pela espinha dorsal)
    É pouco comum, sendo aplicada no líquor (líquido da espinha), administrada pelo médico, em uma sala própria ou no centro cirúrgico.
  • Tópica(sobre a pele)
    O medicamento, que pode ser líquido ou pomada, é aplicado na pele.
 
Fonte: INCA